Muçulmanos iniciam o mês sagrado do Ramadã

Teve início nesta sexta-feira (20) e vai até o dia 18 de agosto o mês do Ramadã, sagrado para os muçulmanos, segundo o calendário árabe-islâmico lunar. O período acontece sempre no 9° mês religioso, o qual tem entre 29 ou 30 dias

- Publicado el 23/07/2012
image

De acordo com o líder da Comunidade Islâmica de Foz do Iguaçu, Chaikh Mohsin Alhassani, o Ramadã representa o quarto pilar, dos cinco que formam os fundamentos islâmicos.

“O Ramadã representa o quarto pilar, dos cinco fundamentos nas quais o islamismo se baseia e aceita. O primeiro pilar é o testemunho na honestidade de Deus, único e soberano; o segundo pilar são as cinco orações diárias que precisam ser feitas, para renovar o contato com Deus; terceiro pilar é pagar o tributo anual aos necessitados e aos pobres; e o quarto pilar é o Ramadã; e o último pilar é a peregrinação, pelo menos uma vez na vida, à casa sagrada de Deus, em Meca”, disse o líder religioso.

Durante todo o mês sagrado, os fiéis ficam em jejum do nascer ao pôr do sol. A exceção se dá em casos especiais, como gestantes, ou mulheres que estejam amamentando, idosos e doentes. Relacionamentos sexuais também são evitados durante o período.


Foz do Iguaçu possui uma das maiores comunidades muçulmana do Brasil, com aproximadamente 25 mil pessoas. Uma série de atividades está prevista para o Centro Beneficente Islâmico. 

0 Comentarios

Participá de la conversación