Esperam entregar relatório sobre a situação do PNI

Durante a noite de sexta-feira (17) representantes do setor do Turismo se reuniram na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu em uma Audiência Pública para debater sobre a decisão judicial que impede que veículos não cadastrados pela concessionária Cataratas S.A entrem no parque.

- Publicado el 20/08/2012
image

No debate os sindicalistas falaram sobre o fechamento do Parque Nacional do Iguaçu após uma nota oficial emitida pela Administração do PNI informando que não haveria atividades durante a quinta-feira por conta do protesto que seria realizado pelos trabalhadores do setor do turismo. Na sexta-feira outra manifestação aconteceu, mas nesta os turistas não foram impedidos de entrar e visitar as Cataratas, apenas deveriam ir a pé até a entrada do Parque. "Aproveitamos para documentar a vontade da população de fazer parte do plano de manejo, onde haveria a revisão na qual a sociedade participaria principalmente no sétimo exemplar, que diz respeito aos 3% do Parque, que corresponde da entrada até o Porto de Canoas, como um bem público", comentou Sidnei dos Reis, presidente do Sindicato dos Guias do Turismo de Foz do Iguaçu.

Ainda sobre o Plano de Manejo Sidnei dos Reis afirmou que "ele não é revisado há aproximadamente 12 anos, e no decorrer deste tempo aconteceu situações, além da do transporte, que não estão de acordo com este plano, como a construção de casa, principalmente de uma nova que está sendo construída neste momento".


Outro ponto debatido foi às conseqüências que essa decisão judicial irá interferir no turismo da cidade, já que por conta desta decisão e dos manifestos grupos de turistas já começam a desmarcar suas viagens para a cidade.

A decisão tomada pelos representantes do setor do turismo foram transformadas em um documento que deve ser entregue na tarde deste sábado para a Ministra da Casa Civil, Gleise Hoffmann, que está na região. "Este documento é como um relatório desta situação, o prefeito Paulo Mac Donald está tentando conversar com a assessoria da ministra para que esse documento seja entregue a ela e assim uma decisão possa ser tomada em Brasilia", informou o presidente do Sindtur Plínio Scapinio.

Para finalizar o pedido dos trabalhadores do turismo de Foz do Iguaçu um abaixo assinado está sendo feito. "O documento deve ser entregue ao Deputado Federal de Foz, Sérgio Paulo de Oliveira, para que este seja entregue a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, na esperança de que algo seja feito", pontuou Sidnei dos Reis.

A manifestação continua a acontecer durante este sábado e no final da tarde uma reunião será realizada, após o encontro do Prefeito com a Ministra, para que seja tomada a decisão se a mobilização acontecerá durante o domingo e a próxima semana.

Radio Cultura

0 Comentarios

Participá de la conversación